sábado, 29 de maio de 2010

A preparação para o programa de rádio

Ainda que tenham sido poucas as aulas sobre o módulo rádio no laboratório de jornalismo, elas foram suficientes para que eu enxergasse esse tipo de jornalismo por outro ângulo. Incrivelmente, não aprendi só o valor e a importância que ele tem, mas confesso que até senti uma "vontadezinha" de ser radialista.
Na verdade,trabalhar com rádio, até algumas semanas atrás não fazia parte do meu dia a dia, e era difícil imaginá-lo nos planos da minha futura carreira como jornalista. Já tinha escrito textos, fotografado algumas coisas e até aparecido falando na TV. Rádio, nunca.
Imgine, então, que com apenas duas aulas sobre essa mídia, foi necessário me preparar para gravar um programa na RádioFam. Obviamente, foi um pouco assustador no início - e não muito fácil. Valeu a pena mesmo assim!
Não era para menos, meu grupo era ótimo: Bárbara, Bruna, Fernanda, Gabriela, Lucas, Mariana e Vitória, além de mim. Assim que nos juntamos, já dividimos os assuntos e o tempo de cada um. Foi com responsabilidade, dedicação e ajuda mútua que, com um prazo de uma semana, conseguimos ajustar tudo para apresentar, finalmente, o "Em dia com a notícia".
Escolher um tema, preparar o material, adaptá-lo às limitções e características do rádio, treinar sozinho, treinar em grupo, esperar que o professor chamasse o grupo, ir caminhando até a "salinha mágica", sentir aquele friozinho na barriga ao entrar, acomodar-se nela, colocar fones de ouvido... o processo que antecedeu o programa foi, com certeza, tão emocionante quanto ele.
Vívian de Melo Lengler

Nenhum comentário:

Postar um comentário